Sábado, dia
14 de novembro de 2015. Eu e meu filho Fabrício (Triumph Tiger 800 XCX) e o
amigoss Gaston e a Adriana (Honda CBR 600) saímos de Porto Alegre às 9:36 horas
pela BR 290 (Free Way) em direção ao norte do estado do Rio Grande do Sul. A
rodovia é duplicada, com boa pavimentação e duas praças de pedágios, sendo a
primeira no município de Gravataí (R$ 3,15), no Km 78, a cerca de 24 Km de
Porto Alegre e a segunda, no Km 19, no município de Santo Antônio da Patrulha
(R$ 6,30). Seguindo pela BR 290, acessamos a BR 101, no município de Osório,
com 94 Km rodados, onde paramos para um café no restaurante Maquiné, às 10:30
h, com 102 Km rodados. A velocidade máxima permitida na BR 290 é de 110 Km/h. Após
entrar na BR 101, na cidade de Osório, a velocidade passa para 80 Km/h. Logo
nos primeiros quilômetros existem controladores de velocidade que, para o
piloto um pouco desavisado, a multa é certa.
Adriana, Gaston e Marcos |
Fabrício e Marcos |
A velocidade
máxima permitida na BR 101 varia, de acordo com o trecho, entre 80 e 110 Km/h sendo
que a rodovia tem diversos controladores de velocidade. Na localidade de Morro
Alto, existe um túnel com cerca de 1800 m de extensão, cuja velocidade é de 80
Km/h e com controladores de velocidade em seu interior. Seguimos pela BR 101
até o Km 45, no município de Terra de Areia onde, à direita da via, há a saída
para acessar a ERS 486, Rota do Sol, com 138 Km rodados desde nossa saída de
Porto Alegre. Pela via lateral andamos por mais 1 Km e subimos o viaduto que
cruza sobre a BR 101, entrando na
Rota do Sol, à esquerda. Logo em seguida, a cerca de 1 Km à frente, paramos
para abastecer as motos no posto Cláudio, no Km 38 da rodovia.
Após mais 12
Km, no Km 26, na localidade de Boa União, saímos da estrada para contemplarmos
um rio, que está à direita da via. Não é possível visualizar da estrada e o
acesso é por poucos metros de uma estrada sem pavimento. Vale à pena a parada
ali. O rio é muito bonito, com uma corredeira e com apelo a um banho em suas
águas rasas próximo às margens.
Boa União |
Boa União |
Boa União |
Seguindo pela
Rota do Sol, alguns quilômetros à frente nos deparamos com curvas incríveis e
com dois túneis, que fazem a adrenalina subir. Ainda tem o viaduto da Cascata,
na localidade de Aratinga, no município de São Francisco de Paula. É uma
construção em curva sobre o cânion com visual incrível. Logo em seguida paramos
em um mirante à direita da via. Até aqui estávamos com 175 Km rodados. Ali
também tem um restaurante e lanchonete, porém não chegamos a conhecer. Lá de
cima se pode contemplar a belíssima paisagem que a natureza nos proporciona.
A Rota do Sol
inicia na Estrada do Mar (RS 389)
e atravessa o Estado do Rio Grande do Sul, no sentido leste-oeste, subindo pela
Serra do Mar no eixo da RS 486, até encontrar a RS 453. Pela RS 453, a Rota
passa pela Serra Gaúcha, pelo Vale do Taquari e chegando ao Vale do Rio Pardo
(Venâncio Aires), onde encontra a RS 287, até Santa Maria, e dali, pela BR 287
até São Borja. Ao todo são 773 km. Podemos verificar a importância da Rota do
Sol sob dois aspectos: o deslocamento da produção da Serra com destino ao
Litoral e ao Norte do País e o trânsito de turistas da Serra ao Litoral, além
de facilitar o deslocamento de cargas e pessoas entre São Francisco de Paula e
Terra de Areia. (www.rs.gov.br/download/historico_rotadosol.pdf).
Viaduto da Cascata (foto da internet) |
Viaduto da Cascata (foto da internet) |
Seguimos pela
ERS 486, que logo adiante se continua como RS 453 por mais cerca de 19 Km, onde
entramos na RS 020, a nossa esquerda. Após mais cerca de 500 m pela RS 020,
paramos para o almoço no Café Tainhas onde chegamos às 13:30 h, com 195 Km
rodados desde a saída de Porto Alegre.
O lugar é
muito agradável e com uma comida bastante saborosa. Ali é um ponto de parada
para quem cruza as estradas da região, onde também muitos motociclistas fazem
seu ponto de referência. O preço é bastante razoável. O almoço com refrigerante
sai por cerca de R$ 31,00 por pessoa. Na saída tive a felicidade de encontrar
alguns irmãos motociclistas do Moto Grupo Bodes do Asfalto de Caxias do Sul,
Santa Maria e Rio Grande que passeavam juntos pela região.
Café Tainhas - Adriana, Gaston e Marcos |
Fabrício, Marcos e Gaston |
Saindo do
Café Tainhas, seguimos pela RS 020 até a cidade de Taquara. Foram mais cerca de
75 Km de estrada. Ali paramos em casa de familiares para um café e uma boa
conversa.
Saímos de Taquara
em direção a Porto Alegre pela RS 239 até o entroncamento com a BR 116, no
município de Novo Hamburgo. São cerca de 38 Km por uma rodovia de excelente
pavimentação e duplicada, porém com diversos controladores de velocidade e
lombadas eletrônicas, além de ser bastante comum policiais rodoviários com
radares escondidos em pontos diferentes. O detalhe é que a velocidade máxima
desta rodovia é 80 Km/h, com locais onde cai para 60 Km/h e outros baixando
ainda mais, para 50 Km/hora, onde estão as lombadas eletrônicas. Estas bem
sinalizadas. Não dá para exceder a velocidade máxima nesta rodovia. Existe uma
praça de pedágio onde motocicletas são isentas.
Seguimos pela
BR 116 em direção ao sul. A BR 116 cruza as cidades do Vale dos Sinos e da
região metropolitana de Porto Alegre, o que faz com que tenha um grande
movimento de veículos. Embora seja duplicada, é uma rodovia com frequentes
pontos de congestionamento de veículos. Permanecemos nesta rodovia por mais 19
Km, onde entramos na BR 448, a Rodovia do Parque. Esta é uma estrada nova,
porém com pontos de desníveis nas cabeceiras de algumas pontes, o que a torna
um pouco perigosa pois, por ser uma estrada que na maior parte do trajeto possui
quatro pistas de cada lado, com excelente pavimentação e sem controladores de velocidade
em quase toda extensão, somos surpreendidos com estes desníveis que podem nos
causar acidentes bastante graves. Na chegada em Porto Alegre existe uma curva
bastante acentuada para a direita no final de uma grande reta, sendo comum
motoristas em alta velocidade não conseguirem vencer esta curva e baterem na
proteção lateral, também já contabilizando a morte de dois motociclistas. Ali foi
colocado o único controlador de velocidade da via cuja máxima é de 50 Km/h. O
trajeto da BR 448 é de cerca de 23 Km. No final se acessa a BR 290 para a
direita, em direção sul até entrarmos em Porto Alegre através da avenida da
Legalidade, chegando à área central da cidade.
Chegamos em
casa às 18:55 h, com 364 Km rodados durante nosso passeio. A Tiger 800 se
mostrou uma moto com um excelente desempenho, proporcionando uma viagem segura
e confortável. A média de consumo ficou em 18,1 Km/litro de gasolina, o que
gerou um custo aproximado de R$ 75,00 em combustível.
Boa União |
Rota |
Crescer e evoluir em cima da motocicleta.
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