Marcos André dos
Santos – Triumph Tiger Explorer XCX 2017
Humberto Gassen – Triumph Tiger Explorer XCA
2017
O passeio de
hoje tem como destino conhecer o Farol Cristóvão Pereira, no município de
Mostardas, às margens da Lagoa dos Patos.
Saímos de
Porto Alegre em torno das 10h40min do dia 26 de outubro de 2019 pela BR 290,
por cerca de 16 Km em direção leste até a RS 118, onde entramos à direita da
rodovia seguindo no sentido sul por mais cerca de 16 Km até a ERS 040. Por esta
rodovia percorremos mais 53 Km até o município de Capivari do Sul, onde paramos
para almoçarmos no restaurante Seival. Este trajeto já está descrito no blog
quando estivemos no Farol da Solidão, também em Mostardas.
Após sairmos
de Capivari do Sul seguimos pela BR 101 em direção ao sul por mais 125 Km até a
entrada da cidade de Mostardas. Ali abastecemos as motos e baixamos a calibragem
dos pneus, pois entraríamos em uma estrada sem pavimentação logo em seguida. No
próprio posto de combustíveis nos informaram que a estrada que levaria ao farol
estaria em boas condições de trafegabilidade.
Seguimos pela
BR 101 por mais 13 Km, chegando a um entroncamento onde está o acesso à estrada
que leva ao farol. Logo nos primeiros quilômetros percebemos a presença de
muita areia solta e fofa, dificultando a pilotagem. A informação de que a
estrada estava boa se referia à trafegabilidade de carros. No caso das motos pode-se
dizer que mais da metade do trajeto foi bastante tenso, com muita areia.
Durante o caminho
nos guiamos pelo GPS que nos dava uma rota que em um determinado ponto
discordava de uma placa de sinalização. Resolvemos seguir pelo GPS e assim
chegamos às margens da Lagoa dos Patos. A distância percorrida desde a BR 101
até este local é de 26 Km. Daquele ponto se avista o Farol Cristóvão Pereira
cerca de 3 Km ao longe cujo acesso se dá pela beira da praia.
Logo que chegamos
na beira da Lagoa do Patos encontramos um motociclista das redondezas em uma Honda
Bros 160 cc que nos informou não ter acesso até o farol devido a lagoa estar
muito alta, sem trajeto possível de passar com as motos. Mesmo assim tentamos
seguir adiante. Logo no início percebemos que a faixa de areia molhada, onde a pilotagem
é mais fácil, estava bastante estreita necessitando algumas vezes passarmos com
as motos pela água. Paralelo à estreita faixa molhada iniciava muita areia seca,
fofa e profunda. Neste trecho atolamos as motos na areia por pelo menos duas
vezes cada uma. Na metade do caminho resolvemos retornar pois, com o adiantar
da hora (já eram mais de 16 horas) e com a possibilidade de a lagoa continuar
subindo, receamos ficarmos presos sem condições de retorno.
O Farol Cristóvão
Pereira é um dos mais antigos desta região do Estado do Rio Grande do Sul,
sendo inaugurado em 1887 e se mantendo em atividade até os dias de hoje. A construção
é uma torre quadrada em alvenaria com 28 metros de altura e sua luz alcançando de
13 milhas náuticas. Seu nome é uma homenagem a Cristóvão Pereira de Abreu,
militar português e sertanista considerado o tropeiro mais importante do Brasil.
Aproveitamos
o tempo para apreciarmos a paisagem daquela margem da Lagoa dos Patos até então
desconhecida para mim. A mata nativa que emoldura a orla da lagoa, a estreita
faixa de areia e a própria Lagoa dos Patos proporcionam um visual belíssimo
onde a natureza praticamente intocada se faz presente.
Retornamos
para a BR 101 pelo mesmo caminho, com a pilotagem um pouco mais segura em relação
ao trajeto inicial. Apesar disso ou por causa disso, acabei por cair com a moto
em um momento de falha na técnica da pilotagem. Qualquer desatenção ou falta de
confiança na técnica pode levar a algum acidente. Felizmente, talvez por
estarmos em baixa velocidade, não houve danos maiores exceto uma torção no meu
tornozelo sem maiores gravidades. A moto sofreu apenas alguns arranhões no protetor
de carenagem da Sansone Parts que cumpriu mais uma vez seu
propósito muito bem.
Na volta paramos
para um lanche no Restaurante e Cafeteria Canquerini no Km 47 da RS 040,
localidade de Capão da Porteira, em Viamão. Atendimento extremamente simpático
e com produtos de muito boa qualidade. Vale à pena experimentar o queijo
colonial e o salame italiano.
Mesmo sem
termos chegado no Farol Cristóvão Pereira, o que gera uma certa frustração, o
passeio e o desafio foram fantásticos. Os locais por onde passamos
proporcionaram um visual de grande beleza e paz em meio à natureza.
Chegamos em
Porto Alegre em torno das 22h30min, com 519,8 Km rodados neste dia.
Atolado na areia |
Utilizando a técnica para desatolar a moto. |
Uma pequena queda do Humberto |
Pausa para relaxar. |
Mais uma vez atolado na areia |
Pausa para as fotos da moto atolada na areia na beira da Lagoa dos Patos |
Farol Cristóvão Pereira ao longe |
FarolCristóvão Pereira |
Moto do Humberto ao lado das marcas que deixei na areia onde caí. |
Parada para alimentação dos pilotos |
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