segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Vale do Taquari – Lagoa da Harmonia e Lajeado



Sábado, dia 23 de Agosto de 2014.
Saímos de Porto Alegre pela BR 116 às 8:55 horas, em direção norte. Fomos em três motos, sendo uma Triumph Tiger 800 (Adão e Maria), Yamaha Super Teneré (Kuze e Dagui) e minha Honda NC 7000 X (eu e meu filho Fabrício).
Rumamos por 13 Km até a BR 386 por onde seguimos por mais 80 Km, onde acessamos a RS 128, uma rodovia estadual de pista simples de duas vias com boa pavimentação. Seguimos por mais cerca de 17 Km até o entroncamento com a RS 453. Neste ponto acessamos a estrada à nossa direita onde andamos por cerca de 1 Km onde, à esquerda, se encontra uma estrada secundária que leva à Lagoa da Harmonia. Neste momento encontramos os amigos da cidade de Caxias do Sul que ali nos aguardavam para seguirmos viagem. Foram mais quatro motos, sendo três BMW 1200 GS e uma Trimph Tiger 800. É uma estrada muito simples, asfaltada, com curvas, subidas e descidas muito legais e de paisagem espetacular. Por aí seguimos por mais 9 Km até chegarmos à Lagoa da Harmonia, em torno das 10 horas da manhã.
A Lagoa da Harmonia é um local turístico localizado no interior do município de Teutônia, no Vale do Taquari, composto por um hotel com chalés e apartamentos, trilhas ecológicas, passeio de pedalinho, cavalgadas, rampa para saltos de paraglider e asa delta e um visual incrível. O ingresso custa R$ 5,00 por pessoa, com direito a desconto no almoço no restaurante local. A lagoa foi criada antes dos anos 50 com a finalidade de represar água para a construção de uma usina hidroelétrica para suprir a energia da cidade de Teutônia. Foi escavada, literalmente, à mão pelos agricultores locais. Com o passar do tempo, crescendo a necessidade de maior produção de energia eleétrica, a usina ficou obsoleta, cessando suas atividades em 1972. Ali ficamos por cerca de uma hora, conversando e contemplando o local.
Saímos da Lagoa da Harmonia e rumamos para a cidade de Lajeado, também no Vale do Taquari, para almoçarmos. Retornamos para a RS 453 a oeste. Seguimos por mais cerca de 118 Km, até reencontrarmos a BR 386, já no município de Lajeado, onde acessamos à direita por mais 1 Km até a entrada da cidade.
Lajeado é uma cidade à beira do rio Taquari criada no século XIX, como pertencente ao município de Estrela e emancipada no início do século XX. A população é de cerca de 71.400 pessoas. A principal atividade econômica é a indústria alimentícia.
Ali almoçamos em um restaurante às margens do rio Taquari. Um local muito agradável porém a comida não se pode dizer que é algo inesquecível. Diria razoável. Também presentes outro grupo de motociclistas e duas senhoras em seu velho Toyta Corolla estacionado à frente das motos deste grupo. Presenciamos uma cena triste, quando a “vovó” que dirgia o Corolla engatou a marcha à ré, por engano, e acabou por derrubar três motos (a primeira foi uma NC 700 X idêntica a minha).
Após o almoço e algum tempo de conversa, os amigos de Caxias do Sul retornaram para sua cidade e nós seguimos viagem. Saímos de Lajeado em torno das 2 horas da tarde entrando na RS 130 até o município de Roca Sales, continuando pela RS 129, passando pelos municípios de Arroio do Meio e Encantado. Após 66 Km nestas vias, entramos na RS 431, em direção ao município de São Valentin do Sul. Foram mais 11 Km até a entrada de São Valentin do Sul, onde paramos à beira da estrada em um restaurante e lancheria. Vale à pena os biscoitos de amendoim que vendem ali.
Continuamos pela RS 431. A estrada é estreita, com duas vias e pista simples. A paisagem rural é muito característica.  Para se ter uma idéia do que é este trecho, passamos por um local onde estavam assando um churrasco à beira da estrada, em fogo no chão. Chamava ainda mais à atenção uma costela de gado inteira sendo assada em espetos cravados na terra.  Esta estrada apresenta alguns trechos sem asfalto, o que se deve ter um maior cuidado, pois o asfalto termina abruptamente nestes locais. São cerca de 45 Km pela RS 431. Após seguimos pela BR 470, passando pelos municípios de Bento Gonçalves e Carlos Barbosa até a RS 446 (20 Km), onde seguimos por mais 20 Km em direção ao município de São Vendelino, onde inicia a RS 122. As estradas BR 470 e RS 446 são estradas de duas vias e pista simples, bem pavimentadas e bem sinalizadas. A RS 122 é uma estrada duplicada, em excelentes condições porém com diversos radares fixos, a maioria sem aviso prévio.
Paramos para abastecermos as motos na estrada, no município de São Vendelino. Seguimos em direção a Porto Alegre pela RS 122 por mais 52 Km até a BR 116 (sendo os últimos 13 Km percorridos pela RS 240), entre os municípios de Novo Hamburgo e São Leoplodo. A partir da entrada na BR 116 rodamos 27 Km até a BR 290 (Free Way) e mais 19 Km até a entrada de Porto Alegre.
Foram cerca de 400 Km de estrada estreitando laços que nos unem como verdadeiros irmãos, preenchendo nossa mente com imagens e sensações que só sobre duas rodas se consegue.
Lagoa da Harmonia - Teutônia - RS

Almoço em Lajeado - RS

RS 431


Rota
São Valentin do Sul - RS


2 comentários: