sábado, 4 de abril de 2015

18º Moto Lagoa (São Lourenço do Sul) e Pelotas.


Sábado, 28 de março de 2015.
Saímos pela manhã, de Porto Alegre com destino à cidade de São Lourenço do Sul, para participar do encontro de motociclismo 18º Moto Lagoa. O moto grupo Bodes do Asfalto, facção Porto Alegre, juntamente com o amigo Humberto que, em breve, também fará parte deste grupo. O ponto de encontro foi o posto de combustíveis Ipiranga – Laçador, na rua Dona Teodora, na saída de Porto Alegre.  Saímos da cidade através da ponte sobre o Lago Guaíba, rumando pela BR 290 em direção ao sul do estado do Rio Grande do Sul.
Rodamos cerca de 17 Km pela BR 290 até chegarmos à praça de pedágio localizada já no município de Eldorado do Sul, onde nos esperavam mais alguns membros dos Bodes do Asfalto. Neste pedágio as motos pagam R$ 5,15.
Logo em seguida continuamos pela BR 116 em comboio até o restaurante das Cucas, distante cerca de 48 Km da praça de pedágio de Eldorado do Sul (65 Km de Porto Alegre), já no município de Barra do Ribeiro. Ali paramos para um cafezinho e uma passada no banheiro. No local estavam inúmeros motociclistas também com destino ao Moto Lagoa. O restaurante das Cucas é um paradouro tradicional da BR 116, nesta região. O local tem uma gastronomia bastante variada, com produtos muito saborosos e com preço justo. O atendimento é bastante bom, ficando apenas a desejar um pouco mais de sorriso por parte do pessoal que trabalha nos dois caixas de cobrança da conta que, acredito, serem os proprietários. Não chega a comprometer o local, pois quando em viagem nosso astral é maior que pequenos dissabores. Talvez o comportamento mais fechado se deva à necessidade de concentração ao trabalho, tendo em vista o grande número de pessoas que por ali circulam. Recomendo muito o local e, em especial, o pão de queijo e as cucas.


Bodes do Asfalto no Restaurante das Cucas

Eu e a Renata, no Restaurante das Cucas

Seguimos nossa viagem pela BR 116 até São Lourenço do Sul, por cerca de mais 135 Km. Já no acesso à cidade, na ERS 265, junto ao posto da Polícia Rodoviária, estava um grande comitê de recepção. Lá chegando fomos direto à praia, banhada pela Lagoa dos Patos, na casa sede dos Bodes do Asfalto, junto ao evento Moto Lagoa. Ali estavam diversos irmãos do moto grupo, muitos com suas esposas ou namoradas. Uma grande festa formada por pessoas com um mesmo ideal, que vai muito além do motociclismo.


Casa dos Bodes do Asfalto, em São Lourenço do Sul
O Moto Lagoa é um evento tradicional do motociclismo do Rio Grande do Sul, estando em sua 18ª edição, que ocorreu entre os dias 27 e 29 de março, sendo promovido pelo moto grupo Guerreiros do Asfalto. Centenas de motociclistas brasileiros, uruguaios, argentinos e chilenos se reuniram, com os mais variados modelos de motocicletas. Foi divulgado pela organização do evento a participação de mais de 200 motoclubes.
São Lourenço do Sul é uma cidade às margens da Lagoa dos Patos, cuja colonização alemã dá uma característica completamente diferente em relação às cidades do sul do Rio Grande do Sul, onde há predomínio da colonização portuguesa e espanhola. A origem do município se deu no final do século XVIII, quando Portugal doou terras às margens da Lagoa dos Patos, aos militares que lutaram na guerra contra os espanhóis. No início do século XIX os moradores da Fazenda do Boqueirão construiram a capela Nossa Senhora da Conceição, ao redor da qual surgiu um povoado que foi o início do município, pertencente à Vila de Rio Grande. Em 1830 0 povoado da Fazenda do Boqueirão foi elevado à categoria de freguesia e separado da Vila de Rio Grande e incorporado à Vila de São Francisco de Paula, hoje Pelotas. Em 1815, na fazenda de São Lourenço, às margens do arroio com o mesmo nome, foi erguida uma capela a São Lourenço.
A colonização alemã data de 1858, quando realizado acordo entre o  coronel José Antônio de Oliveira Guimarães e  Jacob Rheingantz. Em 1884 a freguesia de Boqueirão é emancipada de Pelotas e, em 1890, a sede do município é transferida para São Lourenço, passando a ser cidade em 1938. São Lourenço do Sul foi local de diversas batalhas da Revolução Farroupilha no século XIX, com uma importante participação neste conflito.
A economia do município é basicamente agropecuária tendo, também, o turismo como um ponto bastante forte. O carnaval e o Reponte da Canção, festival de música nativista, também são eventos de bastante destaque. As belezas naturais conferidas pela Lagoa dos Patos faz com que seja uma das mais belas praias da região, sendo a cidade também conhecida como a Pérola da Lagoa. Segundo dados do IBGE, a população de São Lourenço conta com um pouco mais de 43.000 habitantes.

18º Moto Lagoa

18º Moto Lagoa
No final da tarde eu, a Renata e o Humberto fomos até a cidade de Pelotas, cerca de 70 Km de São Lourenço do Sul, onde passamos a noite. No dia seguinte fizemos um passeio até a praia do Laranjal, junto com a amiga e colega Andréa. A praia do Laranjal também faz parte da Lagoa dos Patos e é um local muito bonito e bastante arborizado.
A estrada entre Porto Alegre e Pelotas é de boa pavimentação, sendo o trecho da BR 290 duplicado e, na BR 116 a duplicação está em construção até Pelotas, estando pronto entre Eldorado do Sul e Guaíba, por apenas mais 6 Km. Entre Porto Alegre e Pelotas existem três praças de pedágios, sendo que motos pagam apenas na praça de Eldorado do Sul, sendo isentas nas duas outras (uma no município de Cristal e outra já em Pelotas), porém é necessário passar pelas cabines de cobrança onde é liberada a passagem.
Retornamos para Porto Alegre durante a tarde do domingo, dia 29 de março, após um delicioso almoço em família. Fizemos uma parada no paradouro SIM, na entrada da cidade de Camaquã, que é aproximadamente a metade do caminho entre Pelotas e Porto Alegre (132 Km de Pelotas e 129 Km de Porto Alegre), para tomarmos um café. O local é grande e bonito, porém nada além disso. Não há quase opções de lanches e gastronomia, o que fez com que entendêssemos o motivo de um belo local como aquele estar sempre com pouco movimento. Definitivamente não é um lugar que eu recomende para fazer uma parada, a não ser que necessite gasolina. Nada além de abastecer a moto e, no máximo, ir ao banheiro. Resolvemos, então, seguirmos até o Restaurante das Cucas (já citado anteriormente), onde tomamos um café.

Chegamos em Porto Alegre no final do dia, com cerca de 590 Km rodados nestes dois dias de viagem sobre as duas rodas.

Praia do Laranjal, em Pelotas
Rota

Um comentário: