segunda-feira, 27 de abril de 2015

Ninho das Águias – Nova Petrópolis



Terça-feira, dia 21 de Abril de 2015.
Dia de passeio de moto com meu filho Fabrício, neste feriado de Tiradentes.
Saímos de casa às 13.00 h, em direção à serra gaúcha, mais precisamente ao  município de Nova Petrópolis, para conhecer o morro Ninho das Águias. O destino foi uma dica do amigo Marcelo Veiga, morador em Ivoti, cidade próxima à Nova Petrópolis.
Rumamos pela BR 116, passando pelos municípios da região metropolitana de Porto Alegre, pelo Vale dos Sinos e subindo a serra gaúcha através da Rota Romântica, até o município de Picada Café, onde paramos para almoçar. O restaurante escolhido, também por indicação do Marcelo, foi a Tenda do Guri, no Km 192 da BR 116. Chegamos ali com 93 Km rodados.
O restaurante é bastante simples, servindo comida caseira sem grande  variedade. Fomos atendidos por uma jovem não muito simpática informando, o valor do almoço de forma direta, sem que perguntássemos. Confesso que cogitei a possibilidade de procurar outro local para almoçarmos mas, como havia chegado ali por indicação, resolvi permanecer. Grande decisão. A comida é fantástica, com um sabor de verdadeira culinária caseira. O macarrão caseiro é sensacional, assim como a feijoada, o feijão mexido, a carne de porco à milanesa entre outros. As sobremesas todas muito boas, em especial o creme de baunilha que acompanha o sagu, que recebeu do meu filho o comentário de ser o melhor que ele já provou. Para completar, a simpatia do proprietário, atendendo no caixa, faz com que nos sintamos em casa, esquecendo a forma um pouco rude com que fomos recepcionados. Vale à pena uma parada na Tenda do Guri.

Tenda do Guri
Após o almoço, reiniciamos nossa viagem. Logo em seguida chegamos à cidade de Nova Petrópolis, a cerca de 10 Km da Tenda do Guri.  Chegando em Nova Petrópolis, antes de entrar no centro da cidade, se continua pela BR 116 em direção à cidade de Caxias do Sul, por mais cerca de 3 Km, no Km 181, onde se acessa uma estrada não pavimentada, à esquerda. A partir deste ponto, se anda cerca de 5 Km até chegar ao topo do morro do Ninho das Águias. A distância percorrida até aí foi cerca de 110 Km. O morro tem uma altitude de cerca 684 m de onde se tem uma vista panorâmica de 270 graus do Vale do Caí. O local é utilizado para a prática de voo livre desde 1987 e, em 1989 foi fundado o clube Ninho das Águias. Na saída do alto do morro, parte do caminho se dá por um trecho diferente da chegada, sendo bastante íngreme e irregular, necessitando um cuidado muito grande. Logo em seguida se retoma a mesma estrada de acesso e, depois, a BR 116.
Acesso ao Morro Ninho das Águias
Após algum tempo contemplando aquela paisagem fantástica e compartilhando o momento com meu filho, retornamos para Porto Alegre.  No caminho paramos para um café em um paradouro a nossa esquerda da BR 116, no Km 240, no restaurante e lancheria Hamburgo Grill. O local é bem  legal e o atendimento é espetacular.





















Rota
Chegamos em Porto Alegre em torno das 19 horas, com 222,1 Km rodados.

Um comentário: