Marcos André: Triumph Tiger Explorer 1200 XCX
Saí de Porto Alegre em torno das 14
horas do dia 02 dezembro de 2018, domingo. Desta vez sozinho. Segui pela BR 290
em direção ao sul, onde a rodovia é duplicada até o município de Eldorado do Sul. Após passar a
praça de pedágio (atualmente desativada) e um posto da Polícia Rodoviária
Federal, a estrada se direciona para oeste e passa a ser de pista simples. Neste
ponto estamos a cerca de 15 Km da ponte sobre o Lago Guaíba, na saída de Porto
Alegre. Deve-se ter atenção neste local pois, se seguirmos pela rodovia
duplicada, esta passa a ser a BR 116 com destino ao sul do Estado do Rio Grande
do Sul. Após a mudança de direção da BR 290, segui mais cerca de 18 Km até a RS
401, à direita da via. Continuei pela RS 401 por mais aproximadamente de 40 Km,
passando pelas cidades de Charqueadas e São Jerônimo, chegando ao primeiro
acesso à cidade de General Câmara. Mais tarde descobri que não era o acesso
principal, que estava apenas 1 Km à frente. Ainda no trajeto pela RS 401, já
próximo à General Câmara, se passa pela ponte sobre o rio Jacuí, com um visual
muito bonito da região.
General Câmara está localizada na
microrregião de São Jerônimo, a 75 Km de Porto Alegre e tem uma população
aproximada de 8.500 habitantes. Os primeiros registros de habitação datam do
ano de 1754 formando o que teria sido o núcleio inicial do atual município de
General Câmara. Com a chegada de famílias açorianas, se formou o povoado de
Santo Amaro o qual foi elevado à categoria de freguesia no ano de 1773. Santo
Amaro fez parte dos municípios de Rio Pardo, Triunfo e, por fim, de Taquari do
qual se desmebrou no ano de 1881. Após dois anos da emancipação de Santo Amaro
foi inaugurado uma ferrovia ligando-o ao povoado chamado Margem do Taquari e
Cachoeira. A falta de apoio de Santo Amaro em relação às tropas getulistas que
derrubaram Flores da Cunha, o desenvolvimento da agricultura e a pecuária,
aliados à ferrovia, levaram à transferência da sede do município para o povoado
da Margem do Taquari no ano de 1939, denominando-o
apenas como Margem e, ainda no mesmo ano, passando a se chamar General Câmara. A
cidade conta com o Arsenal de Guerra, que armazena equipamentos necessários
para serem empregados em uma eventual Guerra.
Ao entrar na cidade fiz um passeio
por suas ruas. Logo estava em uma área repleta de casas que formavam a cidade
militar. Casas antigas e muito parecidas, a maioria com um mesmo tipo de
construção e, em número menor, casas com um padrão melhor que dão a ideia de
serem as casas destinadas aos oficiais superiores. Diversas são as ruas com essas
residências. Entrei em uma rua chamada Coronel Balbao, que passa em frente ao
quartel do Arsenal de Guerra de General Câmara. Essa rua se continua sem
calçamento a partir da frente do quartel por mais cerca de 500 metros até a
margem do rio Jacuí. Neste ponto está localizado uma antiga construção que que
servia para desembarque de mercadorias vinda por navios através do rio Jacuí.
Ali as mercadorias saiam dos navios direto para vagões de trem e distribuídas
aos seus locais de destino. Enquanto estava visitando o local conheci o Sr.
Delmar, sargento do exército aposentado e morador de Generall Câmara, que
estava fazendo um passeio com sua família. Ele nos contou que naquele local do
rio eram descartados os armamentos antigos do exército que não tinham mais
utilidade. Supõe-se que na profundidade das águas do rio Jacuí naquele ponto
possam existir grade quantidade de materiais bélicos antigos.
Seguindo uma dica do Sr. Delmar,
após sair da cidade de General Câmara fui em busca de uma estação férrea
próxima, a estação Argemiro Dornelles. A estação está localizada a cerca de 3
Km da entrada principal de General Câmara. Ao sair da cidade se continua em
direção norte pela RS 401 por menos de 300 metros onde, em uma rotatória, está
o acesso à RS 130. Essa é uma rodovia sem pavimentacão, porém em boas condições
de trafegabilidade. Desde a rotatória onde inicia a RS 130 até o acesso à área
da ferrovia são apenas 2,8 Km. Chegando lá encontrei o Sr. Dierres, que é o
responsável pela estação. Após alguns minutos de conversa se pode perceber o
carinho com que ele cuida do lugar e a devida importância dada por ele. A
estação está em ótimas condições dentro das possibilidades locais. Tem um
pequeno museu que conta um pouco da história das ferrovias. É mais um daqueles
lugares do Rio Grande do Sul que nos fazem voltar no tempo, trazendo uma enorme
nostalgia.
A Estação Argemiro Dornelles foi
inaugurada em 1962, cujo nome é uma homenagem ao General que comandou o Arsenal
de Guerra de General Câmara. Ali passavam trens de carga e passageiros que
saiam de Porto Alegre em direção à Uruguaiana, assim como também uma linha
exclusiva entre Porto Alegre e General Câmara. Essa linha durou entre os anos
de 1965 e 1979. A estação esteve abandonada até 2015, quando foi restaurada
pela associação Voluntários dos Amigos do
Trem do Rio Grande do Sul.
Após sair da estação Argemiro
Dornelles, segui a RS 130 até uma localidade onde há uma balsa que atravessa o rio Taquari para a cidade de Taquari. A distância desde a entrada de General Câmara
até a balsa são de aproximadamente 18,4 Km, com cerca de 18,1 Km de estradas
sem pavimentação. A balsa sai da margem de General Câmara nas horas cheias e,
como cheguei em torno das 17h20min, fui obrigado a esperar um pouco. Nesse
período em que ali fiquei parado tive a oprtunidade de conversar com algumas
pessoas e conhecer um pouco mais da vida local. A travessia da balsa dura cerca
de 10 minutos, parando na margem oposta do rio. Passei direto pela cidade de
Taquari por um trajeto de aproximadamenre 5 Km até entrar na RS 463. Esta
rodovia leva até a RS 287, distante 10 Km do seu início. Gostaria muito de ter
parado em Taquari para tirar algumas fotos e conhecer um pouco da cidade mas,
devido ao adiantar da hora, resolvi deixar para uma outra oportunidade. Após
entrar na RS 287 andei por 15 Km até a BR 386, no município de Tabaí. A partir
dali segui mais 47 Km até a BR 448 acessando à direita da via, em Canoas, já na
região metropolitana de Porto Alegre. Pela BR 448 se anda mais 12 Km até a BR
290, já em Porto Alegre. As BRs 386, 448 e 290 são duplicadas neste trajeto
percorrido. Todas as estradas por que passei neste dia estão em condições de
pavimentação bastante boas.
Cheguei em Porto Alegre às 19h50min,
com 235,3 Km rodados.
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Entrada principal de General Câmara |
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Rua da cidade com arquitetura das casas militares |
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Ginásio de esportes do Arsenal de Guerra |
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General Câmara |
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Arsenal de Guerra |
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Rua da cidade com arquitetura das casas militares |
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Igreja |
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Rua Coronel Balbao |
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Antigo lugar onde desembarcavam mercadorias que chegavam pelo rio Jacuí |
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Trilhos do trem que recebiam as mercadorias |
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Parte interna de onde partiam os trens com as mercadorias que chegavam pelo rio Jacuí |
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Detalhe da parte externa da estação de coleta de materiais |
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Passagem sob a estação de coleta de materiais |
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Entrada da estação Argemiro Dornelles |
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Estação Argemiro Dornelles |
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Estação Argemiro Dornelles |
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À espera da balsa para Taquari, nas margens do rio Jacuí |
Bom dia, gosto de ler e acompanhar esses passeios e de alguma forma ajudar com alguma informação ,o rio que você atravessou de balsa é o Taquari o rio jacui você atravessou na ponte próximo a São Jerónimo.
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