terça-feira, 5 de agosto de 2014

Brochier e Maratá



Sábado, dia 02 de agosto de 2014.
Saímos de Porto Alegre em torno das 10 horas da manhã com destino à Brochier e Maratá, cidades a cerca de 53 Km de Porto Alegre, localizadas no Vale do Caí. Fomos em cinco motocicletas do nosso grupo NA ESTRADA 100: Adão (Triumph Tiger 800), Adriana (Honda CB 300), eu (Honda NC 700 X), Mauro (Suzuki V Strom 650) e Ricardo (Honda CBR 600), nesta sequência no comboio.
O ponto de encontro foi em um posto de gasolina na  Av. Edu Chaves, saída de Porto Alegre. Rumamos pela BR 116 até a Free Way (BR 290) e, depois, acessamos a BR 448 (Rodovia do Parque) até chegarmos à BR 386. Percorremos a BR 386 até a ERS 124. Por esta via chegamos à ERS 170, no município de Montenegro. Neste ponto dobramos à esquerda até a ERS 411 e, de lá, passamos por Brochier e fomos direto à pequena cidade de Maratá.
Maratá é uma pequena cidade de colonização alemã, com cerca de 2500 habitantes, cuja economia é baseada em pequenos produtores rurais. Lá visitamos duas cascatas muito interessantes. A cascata da Vitória e a Cascata de Maratá. A Cascata de Vitória fica no Parque Municipal de Vitória. É uma queda d’água de cerca de 30 metros com um lago de águas profundas. A Cascata de Maratá também é um lugar muito bonito e parece ser mais apropriado para banho. Em ambos os parques a entrada é gratuita. Como fomos em uma época do ano que normalmente não é calor, embora o dia estivesse bastante quente, não havia movimento nos parques.
De Maratá retornamos à Brochier, onde almoçamos em um restaurante familiar chamado FAAL (o nome se refere à união dos nomes do casal de proprietários). Comida caseira e de boa qualidade, com preço bastante acessível, além de proprietários muito receptivos.
Brochier também é uma pequena cidade do Vale do Caí, com cerca de 4700 habitantes. É chamada a capital do carvão vegetal, devido à produção de carvão a partir da acácia negra. Foi colonizada por dois irmãos franceses que ali chegaram na primeira metade do século XIX.
Retornamos pela ERS 411 até a ERS 470 onde, no caminho passamos pelo município de Salvador do Sul. Neste local, mais especificamente no distrito de Linha Bonita, visitamos um antigo túnel, datado de 1906. Foi o primeiro túnel curvilíneo escavado em rocha na América do Sul. Por ali, antigamente, passava uma linha férrea. Tem uma extensão de 90 metros. Vale muito à pena passar por ali.
Saímos de Linha Bonita e fomos até a entrada da cidade de Barão, onde paramos em um posto de gasolina para tomarmos um cafezinho. De lá rumamos em direção à ERS 122, iniciando nosso retorno à Porto Alegre. Por esta estrada chegamos ao município de São Leopoldo, onde retomamos à BR 116 em direção à Porto Alegre.
O trajeto todo foi de aproximadamente 285 Km. A minha Honda NC 700X fez uma média de consumo de 31 Km/litro de gasolina. Nossa velocidade de cruzeiro foi em torno de 100 Km/h.
 
Cascata da Vitória

Cascata de Maratá

Centro da Cidade de Maratá

 
Túnel

Túnel

Um comentário:

  1. Pense nas belezas que a natureza pode proporcionar para nós viajante com a nossa motocicleta.

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