terça-feira, 5 de agosto de 2014

Porto Alegre – Gramado – Taquara



Moto Honda NC 700 X – 2013.

Saída de Porto Alegre no final da manhã do dia 05 de abril de 2014, junto com meu filho, com destino a Gramado. A distância é de, aproximadamente, 140 Km. Um dia quente mas que, na estrada, não chega a comprometer.
Rumamos pela BR 116, passando pelos municípios da região metropolitana de Porto Alegre (Canoas, Esteio e Sapucaia do Sul) e pelo Vale dos Sinos, onde estão os municípios de São Leopoldo e Novo Hamburgo, em direção à serra gaúcha. Até Novo Hamburgo a estrada é duplicada. A partir daí a estrada passa a ser de pista simples, com boas condições de pavimentação onde se inicia a Rota Romântica.
A Rota Romântica se trata de um roteiro que contempla 14 municípios a partir do Vale dos Sinos até a serra gaúcha, com uma paisagem serrana e um clima mais ameno. A estrada tem muitas curvas e um visual incrível, com pontos de onde se pode parar com segurança para contemplar a belíssima paisagem. A região é de colonização alemã, com gastronomia, cultura e arquitetura típicas.
Após Novo Hamburgo, passamos pelos municípios de Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Presidente Lucena, Linha Nova, Picada Café e Nova Petrópolis.
Parada para o almoço na Tenda do Umbu. A tenda do Umbu é um ponto de referência para os motociclistas que passam pela Rota Romântica. Localizada no Km 203 da BR 116, no município de Picada Café. Um local com boa infra-estrutura para viajantes que por ali passam. No restaurante tem, inclusive, local para se deixar capacetes e jaquetas ou outros acessórios. A comida é bastante agradável e cumpre com o que se propõe, embora não seja algo que se possa referenciar como algo marcante. Para quem não deseja almoçar, tem uma lanchonete. O local é muito bonito e a parada ali é obrigatória para quem faz esta viagem. O astral é muito legal, com dezenas de motos estacionadas que chega a parecer um moto encontro.
Subimos pela BR 116 até o município de Nova Petrópolis, onde se passa por dentro da cidade, que é pequena e com clima europeu. Um lugar muito bonito e que também vale permanecer por algum tempo para conhecer melhor. Para se ter uma idéia, na praça da cidade (Praça das Flores) tem um labirinto verde, formado por ciprestes plantados em círculos. É diversão garantida para crianças e adultos.  A partir dali, rumamos pela ERS 235 em direção à Gramado. Antes de chegar a Gramado tem uma praça de pedágio, livre para motos.
Chegamos em Gramado à tarde. A cidade promovia a Chocofest, a festa do chocolate, o que fez com que estivesse lotada de turistas. Gramado também é bastante conhecida por seus chocolates.
Em Gramado não falta o que fazer ou o que ver. Tem atividades para todos os gostos e idades. Como bons motociclistas, fomos visitar o Harley Motor Show, um museu temático dedicado às motocicletas Harley Davidson. O lugar é fantástico.  Fica localizado no subsolo do Dreamland Museu de Cera, um local bastante interessante embora algumas imagens fiquem bastante longe de se parecer com seus modelos. Porém, outras imagens transmitem a sensação de estarmos frente à frente com o personagem real. Ficam localizados na Avenida das Hortênsias, nº 5507, abertos das 8 às 18 horas. Pode-se comprar um pacote de ingressos com direito a entrar, também, no Super Carros e no Hollywood Dream Cars, ambos na Avenidas da Hortênsias, próximo ao museu da Harley.
O Super Carros é um museu de carros esportivos com Ferrari, Lamborghini, Porsche, Camaro e outros esportivos bastante seletos. Caso esteja disposto a desembolsar um dinheiro a mais (não é nada barato), se pode passear pela cidade na carona (um pouco menos caro) ou pilotando (mais caro) uma destas supermáquinas. Já o Hollywood Dream Cars é um museu temático de carros antigos (não deu tempo para entrarmos neste último).
Após a visita aos museus, fomos fazer um lanche no centro da cidade. As opções gastronômicas de Gramado são diversas e para todos os gostos. Não se pode deixar de saborear o chocolate quente, mais indicado, é claro, em dias frios.
Saímos de Gramado já à noite em direção à cidade de Taquara, descendo a serra pela RS 115. São, aproximadamente, 40 Km entre Gramado e Taquara. A estrada é de pista simples, cheia de curvas e com poucos pontos de ultrapassagem com segurança, o que faz com que tenhamos que redobrar os cuidados. Tem uma praça de pedágio no município de Três Coroas, isento para motocicletas. Após Três Coroas se passa pelo município de Igrejinha e, depois, se chega em Taquara.
Dormimos em Taquara e, no dia seguinte, rumamos para Porto Alegre pela RS 020. Uma estrada também com muitas curvas e de pista simples mas, como toda esta região por onde passamos, o pavimento está em boas condições, proporcionando uma pilotagem tranquila. A distância até Porto Alegre é de aproximadamente 80 Km, passando pelos municípios de Gravataí e Cachoeirinha.

Tenda do Umbu

Nenhum comentário:

Postar um comentário