terça-feira, 5 de agosto de 2014

Morro da Borússia / Osório – RS.



Vista do alto do Morro da Borússia
Moto Honda NC 700 X – 2013.
Moto Honda CBR 600  -  2013.


Cascata da Borússia
Dia 01 de maio de 2014. Saímos de Porto Alegre às 10:30 horas da manhã em direção ao município de Osório. As duas motos, com garupas. O ponto de encontro foi o Posto Shell da Av. Edu Chaves, na saída de Porto Alegre.  Rumamos pela Av. Dos Estados até a BR 290. De lá seguimos até o limite entre Porto Alegre e Cachoeirinha, quando entramos na cidade através da Av. Flores da Cunha. Esta é uma avenida bastante movimentada e com diversos semáforos e radares. O trânsito é um pouco complicado devido aos motoristas de final de semana. Por duas vezes fomos “fechados” por carros dirigidos por condutores desatentos.
Fomos até a cidade de Gravataí, de onde acessamos a RS 030. A estrada é conhecida como a “estrada velha” para o litoral norte do estado do Rio Grande do Sul, pois o principal caminho é a BR 290, uma auto estrada. Com muitas curvas, a RS 030 é muito bonita e com pavimentação excelente. A paisagem é linda, passando por diversas entradas de propriedades rurais e quiosques à beira da estrada que vendem produtos coloniais.
Uma parada obrigatória é no Restaurante Da Colônia, no município de Santo Antônio da Patrulha, a cerca de 52 Km de Gravataí. O local oferece além de diversos produtos coloniais, lanches diversos e o famoso sonho de Santo Antônio da Patrulha o qual, pessoalmente, não é algo que eu goste muito. A cidade também é famosa pelas rapaduras e pelas cachaças, ali fabricadas.
Continuamos pela RS 030 até o município de Osório, onde está localizado o Morro da Borússia, que é uma elevação de aproximadamente 400 m. Subimos o morro pela OS 480, uma estrada municipal asfaltada, com muitas curvas. Muito legal. Na subida paramos para almoçar no Restaurante da Dodô. Comida excelente e preço honesto. O local também vende souvenirs e tem uma decoração bastante peculiar que, para entender, só vendo “in loco”. Tem, inclusive, local apropriado para deixarmos os capacetes.
Após o almoço seguimos por cerca de 4 Km até a Cascata da Borússia. O último km é de estrada sem pavimentação (chão batido), mas bem tranquila. A cascata é um parque verde muito bonito, com um rio com cascatas que, no verão, é possível até um banho, desde que se tome os devidos cuidados, pois o local tem pontos profundos e com muitas pedras além, é claro, das corredeiras. Existem várias placas de advertência que, uma vez seguidas, a brincadeira fica tranqüila. Também há diversas churrasqueiras ao ar livre. O valor para ingresso no parque é de R$ 7,00 por pessoa.
Após sairmos do parque, fomos até o mirante. A vista é algo espetacular, podendo se enxergar a cidade de Osório inteira e, no horizonte, se consegue visualizar a cidade de Tramandaí, o oceano Atlântico e as diversas lagoas do município, além do parque eólico de Osório. No local existe uma plataforma para a prática de vôo livre. Na subida encontramos pessoas praticando skatismo e ciclismo, o que alerta para um cuidado maior.
Saímos do mirante do Morro da Borússia e descemos até a cidade de Osório, onde paramos para um cafezinho no restaurante Maquiné, ponto bastante conhecido de quem viaja ao litoral norte do Rio Grande do Sul. Saímos de lá em torno das 18 horas e seguimos pela RST 101 até o município de Capivari do Sul, por uma distância de cerca de 45 Km. A estrada passa pelo parque eólico  de Osório e pela margem leste da Lagoa dos Barros. O visual é espetacular. Neste ponto pegamos um vento muito forte mas que não chegou a comprometer a pilotagem de forma significativa. O vento permaneceu por praticamente todo o trajeto, porém de forma menos intensa após sairmos da área da lagoa. Mais adiante fomos brindados com uma chuva não muito intensa e que também não atrapalhou a viagem. Mesmo com a chegada da noite e com a chuva, a visibilidade estava bastante razoável.
Em Capivari do Sul seguimos pela ERS 040 por cerca de 55 Km até o município de Viamão e, de lá, até Porto Alegre.
O percurso total foi de cerca de 250 Km e a minha NC 700 X fez uma média de consumo acima dos 29 Km/litro de gasolina comum. Uma excelente média ainda se levarmos em consideração que estava com garupa.
A companhia dos amigos que nos acompanharam também foi extremamente agradável e divertida, o que faz com que o que já é ótimo se torne ainda melhor.

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