terça-feira, 11 de dezembro de 2018

General Câmara



Marcos André: Triumph Tiger Explorer 1200 XCX

Saí de Porto Alegre em torno das 14 horas do dia 02 dezembro de 2018, domingo. Desta vez sozinho. Segui pela BR 290 em direção ao sul, onde a rodovia é duplicada até o  município de Eldorado do Sul. Após passar a praça de pedágio (atualmente desativada) e um posto da Polícia Rodoviária Federal, a estrada se direciona para oeste e passa a ser de pista simples. Neste ponto estamos a cerca de 15 Km da ponte sobre o Lago Guaíba, na saída de Porto Alegre. Deve-se ter atenção neste local pois, se seguirmos pela rodovia duplicada, esta passa a ser a BR 116 com destino ao sul do Estado do Rio Grande do Sul. Após a mudança de direção da BR 290, segui mais cerca de 18 Km até a RS 401, à direita da via. Continuei pela RS 401 por mais aproximadamente de 40 Km, passando pelas cidades de Charqueadas e São Jerônimo, chegando ao primeiro acesso à cidade de General Câmara. Mais tarde descobri que não era o acesso principal, que estava apenas 1 Km à frente. Ainda no trajeto pela RS 401, já próximo à General Câmara, se passa pela ponte sobre o rio Jacuí, com um visual muito bonito da região.
General Câmara está localizada na microrregião de São Jerônimo, a 75 Km de Porto Alegre e tem uma população aproximada de 8.500 habitantes. Os primeiros registros de habitação datam do ano de 1754 formando o que teria sido o núcleio inicial do atual município de General Câmara. Com a chegada de famílias açorianas, se formou o povoado de Santo Amaro o qual foi elevado à categoria de freguesia no ano de 1773. Santo Amaro fez parte dos municípios de Rio Pardo, Triunfo e, por fim, de Taquari do qual se desmebrou no ano de 1881. Após dois anos da emancipação de Santo Amaro foi inaugurado uma ferrovia ligando-o ao povoado chamado Margem do Taquari e Cachoeira. A falta de apoio de Santo Amaro em relação às tropas getulistas que derrubaram Flores da Cunha, o desenvolvimento da agricultura e a pecuária, aliados à ferrovia, levaram à transferência da sede do município para o povoado da Margem do Taquari no ano de 1939,  denominando-o apenas como Margem e, ainda no mesmo ano, passando a se chamar General Câmara. A cidade conta com o Arsenal de Guerra, que armazena equipamentos necessários para serem empregados em uma eventual Guerra.
Ao entrar na cidade fiz um passeio por suas ruas. Logo estava em uma área repleta de casas que formavam a cidade militar. Casas antigas e muito parecidas, a maioria com um mesmo tipo de construção e, em número menor, casas com um padrão melhor que dão a ideia de serem as casas destinadas aos oficiais superiores. Diversas são as ruas com essas residências. Entrei em uma rua chamada Coronel Balbao, que passa em frente ao quartel do Arsenal de Guerra de General Câmara. Essa rua se continua sem calçamento a partir da frente do quartel por mais cerca de 500 metros até a margem do rio Jacuí. Neste ponto está localizado uma antiga construção que que servia para desembarque de mercadorias vinda por navios através do rio Jacuí. Ali as mercadorias saiam dos navios direto para vagões de trem e distribuídas aos seus locais de destino. Enquanto estava visitando o local conheci o Sr. Delmar, sargento do exército aposentado e morador de Generall Câmara, que estava fazendo um passeio com sua família. Ele nos contou que naquele local do rio eram descartados os armamentos antigos do exército que não tinham mais utilidade. Supõe-se que na profundidade das águas do rio Jacuí naquele ponto possam existir grade quantidade de materiais bélicos antigos.
Seguindo uma dica do Sr. Delmar, após sair da cidade de General Câmara fui em busca de uma estação férrea próxima, a estação Argemiro Dornelles. A estação está localizada a cerca de 3 Km da entrada principal de General Câmara. Ao sair da cidade se continua em direção norte pela RS 401 por menos de 300 metros onde, em uma rotatória, está o acesso à RS 130. Essa é uma rodovia sem pavimentacão, porém em boas condições de trafegabilidade. Desde a rotatória onde inicia a RS 130 até o acesso à área da ferrovia são apenas 2,8 Km. Chegando lá encontrei o Sr. Dierres, que é o responsável pela estação. Após alguns minutos de conversa se pode perceber o carinho com que ele cuida do lugar e a devida importância dada por ele. A estação está em ótimas condições dentro das possibilidades locais. Tem um pequeno museu que conta um pouco da história das ferrovias. É mais um daqueles lugares do Rio Grande do Sul que nos fazem voltar no tempo, trazendo uma enorme nostalgia.
A Estação Argemiro Dornelles foi inaugurada em 1962, cujo nome é uma homenagem ao General que comandou o Arsenal de Guerra de General Câmara. Ali passavam trens de carga e passageiros que saiam de Porto Alegre em direção à Uruguaiana, assim como também uma linha exclusiva entre Porto Alegre e General Câmara. Essa linha durou entre os anos de 1965 e 1979. A estação esteve abandonada até 2015, quando foi restaurada pela associação Voluntários dos Amigos  do Trem do Rio Grande do Sul.
Após sair da estação Argemiro Dornelles, segui a RS 130 até uma localidade onde há uma balsa que atravessa  o rio Taquari para a cidade de Taquari.  A distância desde a entrada de General Câmara até a balsa são de aproximadamente 18,4 Km, com cerca de 18,1 Km de estradas sem pavimentação. A balsa sai da margem de General Câmara nas horas cheias e, como cheguei em torno das 17h20min, fui obrigado a esperar um pouco. Nesse período em que ali fiquei parado tive a oprtunidade de conversar com algumas pessoas e conhecer um pouco mais da vida local. A travessia da balsa dura cerca de 10 minutos, parando na margem oposta do rio. Passei direto pela cidade de Taquari por um trajeto de aproximadamenre 5 Km até entrar na RS 463. Esta rodovia leva até a RS 287, distante 10 Km do seu início. Gostaria muito de ter parado em Taquari para tirar algumas fotos e conhecer um pouco da cidade mas, devido ao adiantar da hora, resolvi deixar para uma outra oportunidade. Após entrar na RS 287 andei por 15 Km até a BR 386, no município de Tabaí. A partir dali segui mais 47 Km até a BR 448 acessando à direita da via, em Canoas, já na região metropolitana de Porto Alegre. Pela BR 448 se anda mais 12 Km até a BR 290, já em Porto Alegre. As BRs 386, 448 e 290 são duplicadas neste trajeto percorrido. Todas as estradas por que passei neste dia estão em condições de pavimentação bastante boas.
Cheguei em Porto Alegre às 19h50min, com 235,3 Km rodados.

 
Entrada principal de General Câmara

Rua da cidade com arquitetura das casas militares

Ginásio de esportes do Arsenal de Guerra


General Câmara



Arsenal de Guerra

Rua da cidade com arquitetura das casas militares

Igreja
Rua Coronel Balbao

Antigo lugar onde desembarcavam mercadorias que chegavam pelo rio Jacuí

Trilhos do trem que recebiam as mercadorias

Parte interna de onde partiam os trens com as mercadorias que chegavam pelo rio Jacuí

Detalhe da parte externa da estação de coleta de materiais
Passagem sob a estação de coleta de materiais

Entrada da estação Argemiro Dornelles

Estação Argemiro Dornelles

Estação Argemiro Dornelles

À espera da balsa para Taquari, nas margens do rio Jacuí


Um comentário:

  1. Bom dia, gosto de ler e acompanhar esses passeios e de alguma forma ajudar com alguma informação ,o rio que você atravessou de balsa é o Taquari o rio jacui você atravessou na ponte próximo a São Jerónimo.

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