terça-feira, 10 de março de 2015

São Francisco de Paula

São Francisco de Paula

Lago São Bernardo
Saímos de Porto Alegre às 13:56 h do sábado, dia 28 de fevereiro de 2015, em direção à cidade de São Francisco de Paula, na serra gaúcha. Fomos em duas motos. Eu, na minha Honda NC 700 X e o amigo Humberto Gassen, em uma Triumph Tiger 800 XC.
Rumamos pela BR 116 até chegarmos à BR 290, onde seguimos em direção norte, por cerca de 6 Km, onde se encontra o viaduto de acesso à cidade de Cachoeirinha. Seguimos pela principal avenida de Cachoeirinha (Av. Flores da Cunha) por mais cerca de 7,5 Km até a ERS 020. A Av. Flores da Cunha é repleta de pardais. Ao entrarmos na ERS 020 são mais cerca de 93 Km até chegarmos na cidade de São Francisco de Paula.
A ERS 020 é uma rodovia de pista simples, de boa pavimentação e muitas curvas. São poucos os pontos de ultrapassagem segura o que faz com que não se possa andar em velocidade um pouco mais elevada com segurança. A estrada tem um visual espetacular, o que faz com que a baixa velocidade seja mais um motivo para se apreciar a paisagem. Também existem diversos pontos de parada, como restaurantes e pequenas localidades à beira da rodovia. No caminho ainda se passa pela cidade de Taquara.
Chegamos em São Francisco de Paula em torno das 15:50 h , com cerca de 113 Km rodados. Logo na entrada da cidade existe um posto de informações turísticas.
Ao chegarmos na cidade, após tomarmos uma água mineral no restaurante Tertúlia, fomos ao Lago São Bernardo.  O lago é um local de lazer muito bonito, onde se pode fazer caminhadas e outras atividades físicas ou apenas contemplar a paisagem.
Saindo do Lago São Bernardo, fomos até o Parque das 8 Cachoeiras. São cerca de 2,5 Km de distância desde o lago, por uma estrada pavimentada com pedras sendo que, nos últimos 800 m, a estrada não tem pavimentação.

Estrada para o Parque das 8 Cachoeiras
O parque é um local excelente para turismo ecológico, com diversas trilhas e, como diz o nome, oito cachoeiras a serem visitadas. O ingresso no parque é de R$ 15,00 por pessoa, estando aberto das 9:00 h às 17:00 h. O acesso às cachoeiras é feito por trilhas com seu grau de dificuldade informado logo no início. Devido ao adiantar da hora em que chegamos, foi possível visitarmos apenas a primeira das cachoeiras, cahamada de Remanso. A trilha é de cerca de 800 m de caminhada em todo o percurso (ida e volta), sendo considerada de nível fácil. São 400 m de descida pela mata nativa até chegarmos à cachoeira do Remanso, uma queda d’água muito bonita. A volta ao estacionamento é uma subida de cerca de 400 m. O ideal é que se leve roupas leves e tênis para fazer as trilhas. Fiz este pequeno trajeto com as roupas e botas de motococlismo, o que fez com que esta trilha se tornasse sofrível na volta. O parque tem, ainda, opções de hospedagem em cabanas.
Após sairmos do parque retornamos ao centro da cidade onde paramos em no restaurante e pastelaria Eclipse. O local é simples e cumpre ao que se propõe.

Saímos de São Francisco de Paula às 19 horas em direção à Taquara, onde ficamos cerca de uma hora retornando para Porto Alegre pela RS 239. Foram 38 Km até o município de Novo Hamburgo, onde acessamos a BR 116, seguindo até Porto Alegre, com um total de 250 Km rodados.

Trilha para a Cachoeira do Remanso
Roteiro

Cachoeira do Remanso






Um comentário: