segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Expedição 2014 - 12º dia.



Décimo segundo dia: Quarta-feira, 16 de Dezembro de 2014 – Último dia
Pela manhã, após o café, eu e o Álvaro saímos a procura de uma oficina para mais uma ajuste na correia da XT 600. Encontramos a Flaco Motos (Rua Tamandaré, 1661 – Santana do Livramento). O Flaco é o proprietário da oficina. O cara é muito gentil e atenciosio e prontamente nos ajudou. Aproveitei para lubrificar a corrente da minha NC. Ao lado da oficina do Flaco tem uma loja de peças para motocicletas, também muito bem atendida, a Senna Motos.

Santana do Livramento / Rivera - Fronteira Brasil / Uruguai
Mais tarde fomos aos freeshops para algumas compras e, no início da tarde saímos de Santana do Livramento. Seguimos pela BR 158 por cerca de 40 Km, até chegarmos à BR 293. Neste ponto nos despedimos do Jorge e do Renan, que seguiram por esta rodovia para Pinheiro Machado, por mais 237 Km. Permanecer juntos na estrada nos faz fortalecer os laços de amizade e a hora da despedida é sempre um momento alegre e triste ao mesmo tempo. A alegria vem da certeza de termos cumprido nossa meta com muito êxito e com momentos felizes. A tristeza, é claro, vem pela despedida dos amigos. Mas, como citou Richard Bach, é necessário a tristeza da despedida antes da alegria do reencontro.

Despedida na estrada
Eu e o Álvaro seguimos pela BR 158 até BR 290, na cidade de Rosário do Sul, por mais cerca de 66 Km. Após uma parada para um lanche em um restaurante à beira da estrada em Rosário do Sul, seguimos pela BR 290 em direção a Porto Alegre por mais 388 Km. Ainda fizemos mais duas paradas para reabastecimento das motos e um cafezinho.
Os últimos quilômetros, antes de chegarmos em Porto Alegre, foram com chuva. Mesmo assim, a cada quilômetro que nos aproximávamos, aumentava cada vez mais a vontade de que esta viagem não terminasse. A sensação de estar sobre a moto, com o vento batendo de frente, fazendo parte da natureza e acompanhado pelos irmãos que a vida nos proporciona é algo que não tem como ser descrito. Para saber, só sentindo. Para completar a beleza da viagem, a natureza nos presenteou, nestes últimos quilômetros, com um arco-íris a nossa frente e uma visão de Porto Alegre com o sol iluminando a cidade por entre nuvens escuras de chuva. Algo fantástico.
Chegamos em Porto Alegre em torno das 20 horas, com 3187 Km rodados desde a saída, no dia 06 de dezembro. Na manhã seguinte o Álvaro seguiu em direção à Curitiba, onde chegou no final da tarde e, no dia seguinte foi até São Paulo.
Esta viagem foi muito mais do que apenas ir a lugares distantes sobre nossas motos. Com certeza foi a celebração de amizades que surgem sem sabermos o motivo (se é que existe motivo) e se solidificam a cada momento. A convivência na estrada não tem preço.
Conheci o Jorge quando tínhamos 9 anos de idade, em Pinheiro Machado. Quando crianças, brincávamos com nossas bicicletas como se estivéssemos sobre motos em aventuras e viagens imaginárias que apenas a mente infantil permite sonhar. Por coincidência, ou não, minha bicicleta era vermelha, como minha moto. Hoje, após 40 anos, novamente estamos brincando juntos. O Jorge me presenteou, há 13 anos, me convidando a ser padrinho do Renan. Hoje é um menino com maturidade acima de sua idade, tendo passado por toda a vigem com um comportamento digno de um motociclista. Aguentou tudo, até mesmo as bricadeiras com ele, com bom humor e um sorriso no rosto e raríssimos momentos de atitudes de um menino de 13 anos. Já o Álvaro, nos conhecemos há 14 anos em Búzios, no Rio de Janeiro durante uma viagem de férias. Desde lá ficamos amigos e, na primeira vinda dele a Porto Alegre, em 2003, apesar de eu tê-lo levado a fazer seu primeiro almoço na capital gaúcha em uma lanchonete MacDonald’s, nossos laços de amizade ficaram cada vez maiores. Hoje é um irmão.
Por fim, terminamos nossa Expedição 2014. Agradeço a todos que nos acompanharam pelo WhatsApp e Facebook. O grupo foi grande e a torcida também.
Já estamos planejando a 2015. 

Chegada em Porto Alegre

Um comentário: