segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Expedição 2014 - 2º dia.




Segundo dia: Domingo, 07 de Dezembro de 2014.

Levantamos cedo. Eu e Álvaro saímos para buscar um local que abrisse o tanque de gasolina da XT, o qual haviam nos informado na noite anterior que poderia prestar tal serviço. Qual nossa surpresa que, após mais uma tentativa, o tanque reabriu como se nada houvesse ocorrido. Atribuímos o fato ao resfriamento da moto durante a noite. Aproveitamos e fomos reabastecer as motos.

Pousada La Lomita del Chingolo
Após o café da manhã, liberamos o quarto da pousada (check out às 12 horas), nos sendo permitido deixar nossas bagagens ali guardadas até a hora de sairmos da cidade.  Fomos passear por Punta Del Este. A cidade, localizada no Departamento de Maldonado, é muito bonita, com atrativos diversos e uma vida noturna intensa. As ruas principais tem um apelo comercial e turístico bastante acentuado, porém as áreas residenciais são bastante peculiares, com construções sem grades e muito bonitas, em ruas que não apresentam quadras retas. A cidade é cercada pela rambla, avenida à beira do oceano Atlântico e Rio da Prata, com belos edifícios. O local é bastante sofisticado e com preços, em geral, acima da média dos praticados no restante do Uruguai.
Punta del Este

Punta del Este

Antigamente povoada por indígenas, em 1829 o então prefeito de Maldonado fundou a Vila de Ituzaingó, que era um povoado de Pescadores que, em 1907, passou a se chamar Punta Del Este, onde famílias de Montevideo e da Argentina passavam suas férias de verão. Hoje é um dos destinos turísticos mais procurados do Uruguai, com uma população de um pouco mais de 7.000 habitantes.
Passeamos pela cidade e pelo porto, onde tem um iate clube com barcos belíssimos e de todos os tipos imagináveis, desde os mais simples até os mais luxuosos. É interessante observar os leões marinhos que chegam à beira do cais permitindo serem alimentados direto em sua boca, com restos de peixes em uma área de comércio de pescados frescos.
Renan alimentando os leões marinhos
O almoço foi em um restaurante simples chamado The Family. Comemos um “chivito com papas fritas”, que é o bauru uruguaio acompanhado de batatas fritas. Diria que o local é aceitável e cumpre com o que se propõe, embora não tenha nada da sofisticação de Punta. Caso deseje algo mais requintado, não faltam opções em Punta Del Este.
Após o almoço andamos um pouco mais pela cidade e, como se armava um possível temporal, resolvemos antecipar nossa saída. Retornamos à pousada, trocamos de roupa e equipamos as motos. Saímos de Punta Del Este em torno das 17:30 horas, em direção à Punta Ballena sob muita chuva.
Punta Ballena fica a cerca de 15 Km de Punta Del Este, pela Ruta 10. Basta seguir a rambla que se chega lá. A sinalização, assim como a estrada, é muito boa e facilita muito o acesso ao local. É uma pequena península no Rio da Prata, localizada no Departamento de Maldonado, tendo como importante atração a Casa Pueblo, antiga residência do artista plástico uruguaio Carlos Páez Vilaró. Hoje é um complexo turístico composto por uma galeria de arte, um museu e um hotel. O local oferece uma vista espetacular do Rio da Prata assim como um passeio muito interessante no seu interior. Em dias ensolarados é imperdivel contemplar o pôr-do-sol acompanhado de um poema de despedida ao sol, de autoria e recitado pelo próprio Carlos Páez Vilaró, evento denominado Cerimônia do Sol, em  uma gravação tocada nos alto-falantes da Casa Pueblo. Desta vez optamos por não entrar na casa, local por mim já visitado em outras idas ao Uruguai.
A vista da ponta da península também é lindíssima, onde se pode observar Punta Del Este a nossa esquerda. Ali se pode ter a real dimensão e imensidão do Rio da Prata, que se confunde com um oceano tamanha sua imponência.
Punta Ballena

Punta Ballena. Casa Pueblo ao fundo.
Após sairmos de Punta Ballena, seguimos pela Ruta IB (Inter Balnearia) em direção sul até Piriapolis, cerca de 29 Km de Punta Ballena. São cerca de 20 Km pela Ruta IB até chegarmos a uma rotatória onde se acessa à esquerda entrando em uma estrada chamada Camino de los Arrayanes por cerca de mais 9 Km, até chegarmos a Piriapolis.
Piriapolis é uma pequena cidade-balneário, com uma população de  cerca de oito mil habitantes, porém com uma população flutuante bem maior nos meses de verão. Foi fundada pelo Dr. Francisco Piria, em 1893. O lugar é muito bonito e bastante charmoso, valendo muito à pena ser visitado. Paramos para um lanche no restaurante La Rotonda. Ali conhecemos o argentino Guilhermo, um motociclista argentino que pertence a um clube de Kawasaki em seu país (kawaclub.com.ar) que, sabendo que passaríamos pela Argentina em nosso roteiro, prontamente colocou seu clube a nossa disposição em caso de necessidade. Também ali ficamos amigo de um menino, o qual me falta o nome, que se encantou com as motos.
Partimos de Piriapolis em direção a Montevideo, retornando à Ruta IB por mais cerca de 95 Km até chegarmos no hotel Las Gaviotas, em Montevideo. A Ruta IB é uma excelente auto-estrada totalmente duplicada, com pedágio isento para motos. No caminho paramos para abastecer. Minha NC fez 30,6 Km/litro de gasolina.
O hotel Las Gaviotas está localizado a uma quadra da rambla, avenida que está às margens do Rio da Prata, na rua Hipólito Yrigoyen, 1447, bairro Malvin. O local é um prédio bastante antigo, sem grande infra-estrutura, porém limpo, com bom banho, camas razoáveis, preço bastante em conta, bem localizado e com espaço para guardarmos as motos (não tem garagem). Pagamos cerca de R$ 20,00 a diária, em quarto quádruplo. O café da manhã está incluído porém, como de costume no Uruguai e Argentina, são bastante simples se comparados aos hotéis brasileiros. Na noite em que chegamos jantamos em um restaurante próximo ao hotel, chamado Boca Amada, tendo o prazer da companhia dos primos uruguaios Roxana e Franco. O local é bastante simples porém com comida muito boa e barata. Comemos “bife de vacio con guarnición”, o que corresponde a uma carne macia acompanhada de batatas fritas ou salada mista ou arroz e refrigerantes. O valor ficou em torno de R$ 37,50 por pessoa. Saímos bastante satisfeitos.
Neste dia rodamos 195 Km.

Um comentário: