segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Expedição 2014 - 4º dia.






Quarto dia: Terça-feira, 09 de Dezembro de 2014
Partimos para Colonia del Sacramento às 9:45 h da manhã.
Ainda dentro de Montevideo abastemos as motos. A NC fez 22,7 Km/l desta vez, com 138,5 Km rodados desde a última reabastecida. Seguimos pela Ruta 1 em direção à Colonia. A estrada é de boa pavimentação, como de costume no Uruguai. No Km 85 paramos para um cafezinho em uma lanchonete à beira da estrada, muito simples e atendida por uma senhora extremamente amável, que fez questão de fotografar nossas motos e ser fotografada junto a nós. Nos indicou visitar um museu de carros antigos localizado um Km atrás, no Km 84, no lado oposto ao que nos encontrávamos na estrada.  Retornamos e encontramos o lugar. Ali existem dezenas de veículo antigos, quase amontoados, entre motocicletas, dezenas penduradas nas paredes, carros, tratores e até um carro fúnebre com dois caixões que, segundo o senhor que nos recebeu, o proprietário do local comprou para ser usado em seu funeral.  Fomos muito bem recebidos, sendo permitido tirar fotografias sobre as motos e dentro dos carros. A entrada é franca e o atendente faz questão de mostrar tudo o que ali existe além de explicar cada uma das peças. É um local que não pode deixar de ser visitado nesta rodovia.

Museu de veículos antigos

Chegando em Colonia del Sacramento

Chegamos em Colonia del Sacramento em torno das 13 horas e fomos procurar a casa de amigos da prima Roxana,  local onde deixaríamos as motos. Ao lado do porto de Colônia existe um estacionamento que se pode deixar as motos porém, por termos disponível a garagem da residência de pessoas recomendadas, obviamente não utilizamos o estacionamento do porto. O casal que nos recebeu, o senhor Carlos e a senhora Elsa, são pessoas incríveis.  Registro aqui nossa gratidão.
Após nos apresentarmos e deixarmos nossas bagagens, fomos até o centro da cidade. Fizemos um lanche em uma lanchonete junto à estação venda de passagens de transporte fluvial entre Colonia e Buenos Aires. O local é bom e com preços compatíveis, porém atendido por uma jovem não muito simpática. Tudo bem, nós estávamos em um excelente astral, o que não atrapalhou em nada.
A cidade é a capital do Departamento de Colonia. Orginada da Colonia do Santíssimo Sacramento, fundada em em 1680. A coroa prtuguesa, com intensão de expandir seus domínios até o Rio da Prata, determinou ao governador e capitão-mor da Capitania do Rio de Janeiro, Dom Manuel Lobo, que edificasse uma fortificação na margem esquerda deste rio. Em poucos meses os espanhóis, que ocupavam Buenos Aires, na margem oposta do Rio da Prata, reagiram e tomaram a Colonia do Santíssimo Sacramento em episódio conhecido como “Noite Trágica”, a 7 de agosto do mesmo ano. No ano seguinte, através de negociações diplomaticas, retornou ao domínio português até 1705, retornando ao domínio espanhol até 1715. O local tinha importância bélica e mercantil no Rio da Prata. Desde então foi alvo de disputas entre Portugal e Espanha, sendo incorporado à Província Cisplatina no século XIX e permanecendo junto ao Uruguai com sua independência.
As ruas e as casas são peculiares e nos remetem aos séculos XVIII e XIX. Connhecemos lá um jovem casal de brasileiros, vindos de Porto Alegre, que resolveram mudar para Colonia del Sacramento em busca de uma vida mais tranquila. Abriram uma pequena loja e lá vivem. O apelo ao turismo é bastante grande, com diversas lojinhas de souvenirs espalhadas pela cidade, em meio às antigas construções e uma história muito rica.


Colonia del Sacramento - Uruguai

Colonia del Sacramento - Uruguai

Colonia del Sacramento - Uruguai
No final da tarde retornamos à casa de nossos anfitriões, onde deixamos as motos. De lá fomos para o porto de Colonia, onde se faz a imigracão entre Uruguai e Argentina. Deve-se comparecer ao embarque com uma hora de antecedência à saída da embarcação. A saída do Uruguai e a entrada na Argentina se dá em um terminal no porto, em guichês conjuntos, sem qualquer separação entre eles, com os funcionários dos dois países trabalhando lado a lado.
Saímos de Colonia às 20:30 h, horário de verão uruguaio. A viagem foi muito tranquila emu ma embarcação muito confortável, inclusive com um pequeno free shop a bordo.
Desmbarcamos em Buenos Aires às 20:30 h, horário Argentino, onde não existe horário de verão.  O nosso transfer nos levou para o hotel San Antonio, localizado na rua Paraguay. Um hotel muito bom, limpo, com banho excelente, camas confortáveis e um café da manhã muito bom. Levando-se em consideração o custo de R$ 440,00 pelos dois trechos de transporte marítmo, transfer para o hotel e retorno ao porto, e três noites de hotel, o valor pago não se pode dizer que foi caro. Nesta noite jantamos em um restaurante próximo ao hotel, chamado El Carbón. O local é muito legal, com um astral argentino marcante. Comemos bife ancho e bife de chorizo (bons) e assado de tira, este último meio duro, sem corresponder ao que se esperava. O custo, com refirgerantes, foi de R$ 60,00 por pessoa. 

Um comentário:

  1. O prazer de viajar em cima da motocicleta e ganhar lugares que visitou, é muito gratificante para uma pessoa que gosta de muito de andar de motocicleta.

    ResponderExcluir