terça-feira, 16 de setembro de 2014

Serra Gaúcha - Ivoti e Presidente Lucena

Sábado, 13 de setembro de 2014. Ponto de encontro no posto Shell da rua Edu Chaves.
Saída de Porto Alegre pela manhã, pela BR 116, em direção à cidade de Ivoti, na serra gaúcha. Fomos, inicialmente em duas motos: Eu, com minha NC 700 X e os amigos Gaston e Adriana com a CBR 600. No município de São Leopoldo encontramos o Mauro (Suzuki V Strom 650 DL). Foram 44 Km pela BR 116 até o trevo de acesso à cidade. A rodovia é duplicada até a o município de Novo Hamburgo, cerca de 36 Km de nosso ponto de partida. A partir daí, a estrada passa a ser de duas vias com pista simples e com boa pavimentação.
Ao entrar na cidade de Ivoti seguimos pela avenida Bom Jardim por cerca de 2,5 Km onde entramos à direita na Av. Castro Alves seguindo em direção ao município de Presidente Lucena através da Avenida Presidente Lucena, por cerca de 12 Km. A estrada serrana tem curvas bastante interessantes e uma paisagem típica da região.
A cidade de Ivoti, chamada Cidade das Flores, com uma população de pouco mais de 20 mil habitantes, é uma mescla de colonização alemã e japonesa. Faz parte da Rota Romântica, que se trata de um roteiro que contempla 14 municípios a partir do Vale dos Sinos até a serra gaúcha, com uma paisagem serrana e um clima mais ameno. Tem uma altitude de 127 m.  No município fica o maior núcleo de casas enxaimel do país (casas comuns na Alemanha, construídas com caibros de madeira encaixados entre si, em sentido vertical, horizontal e inclinados, com pedras ou tijolos ocupando os espaços) e a maior colônia japonesa do Rio Grande do Sul.
Presidente Lucena é uma pequena cidade, também de colonização germânica, ao lado de Ivoti, cuja economia se baseia na agricultura, pecuária e indústrias de pequeno porte. A população é um pouco mais de 2500 habitantes.
Em Presidente Lucena almoçamos no restaurante Dheinhaus, local de comida típica alemã, de excelente qualidade e farta, além de uma boa variedade de sobremesas, com preço bastante acessível. Localizado em uma construção enxaimel, na principal avenida da cidade (Av. Presidente Lucena, 4077), o lugar é muito agradável, com estacionamento nos fundos, sob sombras de árvores em um local que parece o quintal de uma casa da zona rural, onde paramos por bons minutos para aquela conversa amiga após o almoço.
Saímos de Presidente Lucena e retornamos à Ivoti, onde visitamos a destilaria de cachaça Weber Haus. A cachaça começou a ser produzida pela família de colonos alemães para consumo próprio, em 1848. Após 100 anos, em 1948, se iniciou a produção para ser comercializada. A cachaçaria cresceu ao ponto de hoje ser a cachaça mais premiada do Brasil. Nos foi apresentado toda a destilaria através de visita guiada, onde se pode observar as diversas fases da produção, além de uma excelente aula sobre a bebida.
Após a visita à cachaçaria, seguimos em direção à Cascata São Miguel, uma queda d’água de 50 metros, localizada no município de Dois Irmãos, divisa com Ivoti. Para se chegar lá é necessário passar por uma estrada de terra de cerca de 3700 m que, para a minha NC e para a V Strom do Mauro não foi problema. Já a CBR do Gaston necessitou de um pouco mais de cuidado, porém também passou bem pelo trajeto. Neste local foi construída a primeira usina hidroelétrica do estado, em 1912. O local, em meio à natureza, é muito bonito e sem infra-estrutura, exceto por um pequeno bar que estava fechado.
O caminho que leva tanto à cachaçaria Weber Haus como à Cascata São Miguel passa sobre a Ponte do Imperador (ponte construída na metade do século XIX sobre o Arroio Feitosa, para escoamento da produção, cujo nome foi dado em homenagem a D. Pedro II por ter enviado os recursos a sua construção) e pelo núcleo de casas enxaimel da Feitoria Nova onde, após retornarmos da cascata, paramos para um café na Casa Amarela (prédio em estilo eclético, construído em 1927, patrimônio da cultura e da história de Ivoti, restaurado e entregue à população em 2008). Esta região, no município de Ivoti, é conhecida como Buraco do Diabo, “Teufelsloch” em alemão. Assim chamado devido aos primeiros alemães se assustarem com a fauna local, desconhecida a eles, achando que o tamanduá seria o diabo.
Retornamos à Porto Alegre pela BR 116 e BR 448 (Rodovia do Parque). Um passeio curto de aproximadamente 150 Km, porém muito agradável.

Restaurante Dheinhaus - Presidente Lucena

Cachaçaria Weber Haus - Ivoti

Cascata São Miguel

Núcleo enxaimel da Feitoria Nova - Buraco do Diabo.