segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Vale do Taquari – Anta Gorda e Ilópolis

Sábado, dia 30 de Agosto de 2014.
Saímos de Porto Alegre em torno das 9:45 horas da manhã pela BR 116 em direção novamente ao Vale do Taquari. Desta vez nosso destino são as cidades de Anta Gorda e Ilópolis. O grupo inicial estava composto pelos amigos Adão (Triumph Tiger 800), Gaston e Adriana (Honda CBR 600) e eu (Honda NC 700 X). Pela BR 116 fomos até a BR 386 (cerca de 13 Km). Uma breve parada em um posto de gasolina para encontrarmos os amigos Felipe (Harley Davidson Road King)  e Mauro (Suzuki DL 650 V Strom). Seguimos pela BR 386 até a RS 130, a 115 Km de nossa partida (Km 244 da BR 386). A BR 386 é quase toda duplicada neste trajeto porém, além de mal sinalizada (principalmente à noite), existem diversos pontos sem canteiro central dividindo as duas pistas. Após o município de Tabaí, a estrada melhora bastante. Ao acessarmos a RS 130 andamos por cerca de 9 Km, onde paramos em posto de gasolina para um café. Ali tem, alem de um café muito bem passado, um pastel excelente.
Mais 22 Km na RS 130 e RS 129, entramos na RS 332. Nesta via andamos mais 28 Km até a RS 334. Uma estrada de boa pavimentação, também com pista simples e duas vias, assim como a RS 130 e 129, porém bem mais estreita e com diversas curvas, subidas e descidas. Passamos pelo município de Dr. Ricardo e, logo adiante, acessamos a RS 334, em direção ao município de Anta Gorda.
Chegamos em Anta Gorda em torno de 12:10 h. Paramos para abastecermos as motos e almoçarmos, em um restaurante junto a um posto de gasolina logo na entrada da cidade.  Um local simples porém com boa comida, além de bastante farta e com preço barato, cerca de R$ 32,00 por pessoa.
Anta Gorda é uma cidade do Vale do Alto Taquari, com uma população aproximada de 6.000 habitantes. O nome se origina no início do século XX, quando havia ali uma grande quantidade de animais selvagens, dentre eles as antas. Certa vez uma anta muito gorda foi abatida na região, sendo este fato, na época, referenciado para designar o local. Daí vem o nome “Anta Gorda”.  O município pertencia a Encantado tendo se emancipado em 1963. A agricultura responde por mais de 90% da economia local.
Na região de Anta Gorda e Ilópolis existem diversos moinhos que datam do início do século XX, contruídos de madeira, produto da colonização italiana. Hoje fazem parte de um roteiro turístico da região, o Caminho dos Moinhos. Aos poucos estão sendo restaurados.
Após nosso almoço, fomos conhecer um dos moinhos da região, ainda em Anta Gorda. O moinho chamado Dallé fica muito próximo à cidade. Lá fomos recebidos pelo Sr. Bruno que nos relatou a história do moinho e da região. Trata-se de uma construção antiga, em madeira, às margens de um arroio e ainda em funcionamento. Ali permanecemos algum tempo aprendendo sobre a história e cultura local. Após sairmos do moinho, o Sr. Bruno nos levou até o centro da cidade onde, na praça central, existe uma estátua de uma anta, em alusão ao nome do município. A cidade é bastante limpa e muito agradável. Um local que traz muita tranqüilidade.
Saímos de Anta Gorda em pela RS 432, passando depois pela RS 332, em direção à Ilópolis. São aproximadamente 16 Km entre as duas cidades.
Ilópolis é uma cidade pequena do Alto do Vale do Taquari, com uma população de pouco mais de 4.000 habitantes. O nome se refere a união das palavras ILO (do grego, que significa Erva Mate) e POLIS (do latim, que significa cidade), significando Cidade da Erva Mate.  Inicialmente pertencente ao município de Encantado, foi emancipada em 1963.  A economia do município se baseia no cultivo, extração e industrialização da erva mate.
Em Ilópolis visitamos o Museu do Pão. Trata-se de um conjunto arquitetônico constituído do Museu do Pão, que conta a história de 14.000 anos do pão nas diversas civilizações, além de expor objetos antigos utilizados pelos colonos italianos da região. Junto ao museu, há a Oficina de Panificação, destinada a ministrar cursos na área de panificação e o Moinho Colgnese, um moinho já restaurando e em funcionamento, onde se pode ver o processo de transformação do grão em farinha. Este moinho é o ponto de partida para o Caminho dos Moinhos. A visita foi guiada por uma jovem de nome Luana, muito atenciosa e simpática, discorrendo com muita propriedade a cerca do complexo e da história e cultura local.
Seguindo pela RS 332 por mais 12 Km, chegando ao município de Arvorezinha, onde fizemos uma breve passada, sem visitarmos algum local específico.  É outra pequena cidade com pouco mais de 10.000 habitantes e bastante agradável.
Saímos de Arvorezinha e começamos nosso retorno à Porto Alegre pela RS 332 até chegarmos à BR 386, no Km 250. A distância desde Arvorezinha até este ponto é de 35 Km, no município de Soledade. Continuamos pela BR 386, passando novamente por Lajeado, onde fizemos uma breve parada para um café.
Prosseguimos pela BR 386 até a BR 448 (Rodovia do Parque), por uma distância de 189 Km, já tendo anoitecido. Infelizmente passamos por um acidente bastante grave, no município de Triunfo.
Pela BR 448 fomos até a BR 290 (13 Km) e, de lá entramos em Porto Alegre (6 Km) pela Av. Castelo Branco.
Chegamos em Porto Alegre em torno das 20 horas.